Um jato executivo tem certas coisas em comum com um BMW série 5. Ambos são potentes, rápidos, caros, serão muitas vezes dirigidos por funcionários e, no caso dos Phenom 100 e Phenom 300, compartilham o mesmo padrão de conforto a bordo.
Sob encomenda da Embraer, a BMW Designworks USA projetou a cabine de passageiros e o cockpit dos pilotos. Ali, ela incorporou um item quase prosaico em automóveis: descansa-braços. Obviamente, há muito mais comandos, telas multifunção e tecnologia num Phenom do que num série 5. No que se refere ao conforto dos passageiros, porém, o carro de passeio chega a levar vantagem em comodidade e qualidade de materiais.
Isso ocorre porque, enquanto um BMW é o topo de linha na sua categoria, o Phenom é o “jato de entrada” da Embraer. Leva quatro passageiros e custa a partir de 7 milhões de reais, grana considerável, mas bem abaixo dos custos de um opulento Legacy, que chega a 50 milhões. Mesmo assim, o interior do Phenom é tentador. Oferece sete opções de acabamento e cores, e inclui algo que nem o melhor dos carros de Munique possui: banheiro a bordo.