Chevrolet Novo Prisma: marca destaca “visual esportivo” em seu novo sedã (veja 30 fotos oficiais):
Chevrolet Novo Prisma: marca destaca “visual esportivo” em seu novo sedã (veja 30 fotos oficiais) é um post do blog
Notícias Automotivas - Carros
(OBS.: Os preços oficiais ainda não foram divulgados pela GM no evento em Santa Catarina.)
O Novo Prisma está entre nós, e nas informações oficiais divulgadas pela Chevrolet, a marca destaca o “visual esportivo” do modelo, bem como seu apelo jovial e tecnologia de ponta. Essas características definem o que um sedã compacto moderno deve ser, segundo a empresa.
O Chevrolet Prisma 2013 chega com versões LT e LTZ e motorização 1.0 e 1.4, idênticas às de seu irmão menor Onix. A garantia do sedã compacto é de três anos e agora o sistema multimídia MyLink conta com novos aplicativos de conectividade e também possibilidade de interação com câmera de ré.
Pensando na comodidade de quem compra um sedã pela primeira vez, a Chevrolet colocou sensores de estacionamento como item de série em todas as versões do Novo Prisma. Além deste equipamento, ele conta também com direção hidráulica, ABS/EBD e airbag frontal em todas as versões.
O interior do Novo Prisma é colocado como sendo premium pela marca, ressaltando detalhes diferenciados em todos os pontos do interior do veículo, como bancos, portas e painel de equipamentos. A nova leitura do clássico Dual Cockpit encontrado em outros modelos da Chevrolet e que mescla mostradores analógicos e digitais, com LEDs no painel de instrumentos na configuração Ice Blue, permite a uma boa visualização das informações, além de conferir ao carro “modernidade e jovialidade”.
As medidas do Novo Prisma são 2,52 metros de entre-eixos, 1,70 de largura e 4,28 de comprimento. A motorização SPE 1.0 de até 80 cavalos de potência leva o Novo Prisma de 0-100 em 12,7 segundos com álcool. Já a versão 1.4 acelera em 10,7 segundos usando o mesmo combustível. A máxima oficial é de 180 km/h com ambos os motores.
O sedã compacto com porta-malas de 500 litros tem uma boa lista de equipamentos de série, confira:
Novo Prisma LT 1.0 – Itens de série
Travamento automático das portas ao atingir 15 km/h, sistema de luz “siga-me” (faróis permanecem acesos por um período de tempo após o desligamento do motor e fechamento/travamento das portas) e sistema de luz “leve-me” (as luzes externas do carro se acendem automaticamente ao destravamento das portas pelo controle remoto), além de abertura elétrica do porta malas por controle remoto localizado na chave tipo canivete, acionamento elétrico dos vidros das portas dianteiras com sistema tipo “um toque” para subida e descida com dispositivo anti-esmagamento, abertura e fechamento automático dos vidros das portas acionado pelo Keyless Entry System ao travar e destravar o veículo
Itens como cintos de segurança de três pontos (frontais e traseiros), coluna de direção com regulagem em altura, alarme anti-furto, brake light traseiro, protetor de cárter, sistema de imobilização do motor, trava de segurança suplementar nas portas traseiras (trava para crianças), espelhos retrovisores externos com cobertura na cor do veículo, dobrável, parachoques dianteiro e traseiro na cor da carroceria, spoiler traseiro e vidros verdes com para-brisa laminado também estão disponíveis. As rodas são de aço de 14″ com calotas integrais na cor prata.
Novo Prisma LT 1.4 – Itens de série
Equipado com a motorização 1.4, a versão LT adiciona ainda espelho retrovisor interno com regulagem dia e noite, lanternas traseiras com lente escurecida, banco dianteiro (passageiro) com encosto reclinável e com regulagem para frente/trás, além de rodas de aço de 15″ com calotas integrais na cor prata.
Novo Prisma LTZ 1.4 – Itens de série
Por fim, a versão LTZ, topo de linha, oferece ainda faróis de neblina dianteiros, vidros traseiros e espelhos retrovisores com controle elétrico, computador de bordo com 5 funções: (consumo médio, velocidade média, autonomia, temperatura externa e tempo de viagem) e rodas de alumínio – 15″ – com pintura escurecida e acabamento diamantado.
O modelo também tem como opcionais câmera de ré para o sistema My Link, DVD de encosto de cabeça, banco de couro, pedaleira esportiva, friso com inserto cromado e lâmpadas para lanternas e faróis na configuração Effect Blue.
Novidades no sistema MyLink
Para o Novo Chevrolet Prisma 2013, a tecnologia MyLink ficou mais completa. Ele agora conta com dois novos aplicativos além do Stitcher, disponível no Onix. São eles o TuneIn e o BringGo. Com o primeiro, é possível que usuários sintonizem mais de 70 mil estações de rádio em todo o mundo via Internet. O aplicativo é de fácil uso e permite a pesquisa das estações por nome, localidade, idioma, país, estilo musical ou categoria (música, esporte, noticias, etc.). Já o BringGo fornece ao motorista um sistema de navegação completo que além de mapas 3D apresenta atualização do trânsito em tempo real. O aplicativo também inclui pontos de interesse, como, por exemplo, restaurantes, hotéis, postos de gasolina, entre outros.
ver galeria de fotos
Ficha técnica do Novo Prisma
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS – NOVO CHEVROLET PRISMA 1.0 2013
RESUMO
Modelo: Prisma 1.0 LT
Carroceria / motorização: Sedã 5 passageiros, 4 portas, motorização dianteira, tração dianteira
Construção: Aço galvanizado nos painéis exteriores
Fabricação: Gravataí, Rio Grande do Sul, Brasil
MOTOR
Modelo: 1.0 SPE/4
Disposição: Transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm3): 999
Diâmetro e Curso (mm): 71,1 x 62,9
Válvulas: SOHC, duas válvulas por cilindro
Injeção eletrônica de combustível: M.P.F.I. (Multi Point Fuel Injection)
Taxa de compressão: 12,6:1
Potência máxima líquida
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Etanol: 80 cv a 6.400 rpm
Gasolina: 78 cv a 6.400 rpm
Torque máximo líquido
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Etanol: 9,8 kgfm a 5.200 rpm
Gasolina: 9,5 kgfm a 5.200 rpm
Combustível recomendado: Gasolina comum e/ou Etanol
Rotação máxima do motor (rpm): 6.800
Bateria: 12V, 40Ah (50Ah com ar-condicionado)
Alternador: 80A (100A com ar-condicionado)
TRANSMISSÃO
Modelo: F17-5 HR
Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas
Relação de marchas:
Primeira: 4,27:1
Segunda: 2,35:1
Terceira: 1,48:1
Quarta: 1,05:1
Quinta: 0,80:1
Ré: 3,31:1
Diferencial: 4,87:1
CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira: Independente McPherson, molas helicoidais com carga lateral, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora
Traseira: Semi-independente com eixo de torsão, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás
Direção: Hidráulica, pinhão e cremalheira
Direção redução: 18,3:1
Direção número de voltas
(batente a batente): 3,2
Diâmetro de giro (m): 10,43
FREIOS
Tipo: Discos dianteiros, tambor traseiro
Disco diâmetro x espessura (mm): Dianteiro: 240 x 20; traseiro 200 x 31,5
RODAS/PNEUS
Roda: Aço, 14 x 5J
Pneus: 185/70 R14 (LT)
DIMENSÕES
Distância entre eixos (mm): 2.528
Comprimento total (mm): 4.275
Largura carroceria (mm): 1.705
Altura (mm): 1.484
Bitola (mm): Dianteira: 1.487; traseira: 1.493
Altura mínima do solo (mm): 128 (LT)
Peso em ordem de marcha (kg): 1.031 (LT)
Distribuição de peso
(% dianteira/traseira): 60/40
CAPACIDADES
Porta-malas (litros): 500
Carga útil (kg): 426
Tanque de combustível (litros): 54
Óleo do motor (litros): 3,25 (3,50 com o filtro)
Sistema de refrigeração (litros): 5,0
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h): Etanol: 173
Gasolina: 169
Aceleração 0 a 100 km/h (s): Etanol: 12s7
Gasolina: 13s0