Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

terça-feira, 23 de março de 2010

As pontes vivas de Cherrapunji


Situada a cerca de 1.370 km de altitude, na Índia, encontra-se uma vila onde as pontes não são construídas, são plantadas.
As pontes vivas de Cherrapunji são feitas de raízes vivas de uma árvore chamada Ficus elástica(árvore da borracha). Esta árvore produz centenas de raízes secundárias a partir do tronco principal, conseguindo suportar uns impressionates 3500 kg.
Cherrapunji foi considerada pelo Guiness World Records como o sítio mais molhado da Terra e osWar-Khasis, uma tribo de Meghalaya, há muito que viu nestas poderosas raízes uma maneira segura de atravessar os inúmeros rios da região.
De maneira a fazerem as raízes crescerem numa determinada direção, os Khasis esculpem enormes anéis a partir de troncos de árvores de modo a guiarem as raízes na direção certa, atravessando os rios até à margem oposta. Quando atingem o solo do outro lado do rio, as raízes mergulham na terra criando alicerces suficientemente fortes para suportar o peso de 50 pessoas de cada vez.
Estas magnificas pontes, que podem atingir os 30 metros de comprimento, demoram entre os 10 e os 15 anos a estarem totalmente funcionais e, uma vez que estão vivas e em contínuo crescimento, as pontes vão ficando mais fortes à medida que o tempo passa.
Usadas diariamente pelos povos das vilas mais próximas, algumas das pontes de Cherrapunji tem mais de 500 anos.