terça-feira, 27 de abril de 2010
BMW projeta o interior de jatos da Embraer
Um jato executivo tem certas coisas em comum com um BMW série 5. Ambos são potentes, rápidos, caros, serão muitas vezes dirigidos por funcionários e, no caso dos Phenom 100 e Phenom 300, compartilham o mesmo padrão de conforto a bordo.
Sob encomenda da Embraer, a BMW Designworks USA projetou a cabine de passageiros e o cockpit dos pilotos. Ali, ela incorporou um item quase prosaico em automóveis: descansa-braços. Obviamente, há muito mais comandos, telas multifunção e tecnologia num Phenom do que num série 5. No que se refere ao conforto dos passageiros, porém, o carro de passeio chega a levar vantagem em comodidade e qualidade de materiais.
Isso ocorre porque, enquanto um BMW é o topo de linha na sua categoria, o Phenom é o “jato de entrada” da Embraer. Leva quatro passageiros e custa a partir de 7 milhões de reais, grana considerável, mas bem abaixo dos custos de um opulento Legacy, que chega a 50 milhões. Mesmo assim, o interior do Phenom é tentador. Oferece sete opções de acabamento e cores, e inclui algo que nem o melhor dos carros de Munique possui: banheiro a bordo.