quinta-feira, 15 de abril de 2010
Os 10 volantes mais legais da atualidade
Um bom volante é peça-chave nas sensações ao se dirigir um carro. É com ele que nos comunicamos com a máquina, um arreio que faz os quilos de metal apontarem para onde quisermos. Ele precisa ser funcional, agressivo, seguro e ao mesmo tempo confortável. Quais os melhores?
O vencedor da lista feita pela Motor Trend com modelos fabricados atualmente elegeu o da Ferrari 458 Italia. Pegada perfeita, um incrível controle das funcionalidades do carro ao alcance dos dedos (repare nos pods de comando laterais, todos próximos às mãos) e “o couro italiano que parece estar falando: agarre-se firme, pois nós vamos mais rápido”.
Minimalista, o volante da Lamborghini LP670-4 Superveloce não é surpresa. Aparentemente bruto, ele é feito de fibra de carbono e coberto com couro italiano. Já o Audi R8 ganhou menção pela aparência entre o clássico e o contemporâneo, geneticamente herdada da tradição em competições. A pegada do Aston Martin One-77 é tida como uma das melhores: o volante encaixa direitinho nas mão e dá a segurança necessária para avançar acima dos 300 km/h!
O BMW M3 tem o volante simplesmente do tamanho certo. Uma surpresa familiar para nós é a presença do Golf GTI, com design que lembra muito o volante do Audi R8. Ainda sobraram menções honrosas os volantes do Lotus Evora, Bugatti Veyron, Honda Civic Si e Toyota FT-86.
Abaixo, na sequência, Porsche Boxster Spyder, Audi R8, Lexus LFA, Bentley Continental GT Supersport, Aston Martin One-77 e Mercedes-Benz SLS.
[MotorTrend]