Como ganhar dinheiro na Internet
Como ganhar dinheiro na Internet

terça-feira, 12 de abril de 2011

Vitrine de Rousseff expõe trabalho degradante

MENTIRA
“O combate ao trabalho escravo será uma das prioridades no governo da candidata Dilma Rousseff. Ela assinou carta-compromisso elaborada pela Frente Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo e pela Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), que estabelece compromissos de combate ao problema.” (Post no blog do secretário de Comunicação do PT André Vargas, 26/08/2010.)

A VERDADE
De acordo com reportagem do jornal Folha de S.Paulo, operários que trabalham nas obras do Minha Casa, Minha Vida , uma das principais vitrines do governo Rousseff, vivem em condições degradantessemelhantes ao trabalho escravo. Na maioria são trabalhadores que saíram  de estados do Norte e Nordeste, atraídos pela oferta de emprego nas obras do PAC em São Paulo, e que acabam morando precariamente, em locais superlotados, sem ventilação e com problemas de higiene e saneamento, além de estar em situação trabalhista irregular. Os operários ganham abaixo do piso da categoria, apesar da promessa de que receberiam o dobro. E têm descontado do pagamento o valor da passagem. Apesar de flagrados pelo Ministério do Trabalho, a maioria dos casos só foi descoberta depois de denúncias do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil da região de Campinas (SP).
E se depender de ações do governo federal, a situação continuará muito ruim para milhares de trabalhadores. O governo Rousseff cortou pela metade as verbas de fiscalização do trabalho. No ajuste fiscal do governo do PT, as verbas do Ministério do Trabalho para essas ações caíram pela metade. Inclusive a fiscalização do trabalho escravo. Com isso, a fiscalização ficou prejudicada e ações foram canceladas em todo o país, inclusive em alguns dos estados com maior ocorrência desse tipo de crime.
Pelo visto, o PT deixou para trás os trabalhadores que ostenta em sua sigla e, definitivamente, abandonou seus pares…